NOTÍCIAS

BEM VINDO AO BLOG DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE NERY CAPUCHO!

Todas (ou as possíveis) notícias da vida do Agrupamento!

domingo, 10 de abril de 2011

Cefonery produz e comercializa amêndoas caseiras e ovos da Páscoa

No âmbito do projecto EMPRE – Empresários na Escola, os alunos do 2º ano do curso de Empregado/a Comercial (CEF) estiveram, no passado dia 21, a fazer amêndoas caseiras.

A actividade, realizada com a preciosa colaboração da Directora Célia Santos, decorreu no restaurante Papa Tudo. “Tivemo
s o privilégio de ter a directora da nossa escola a ajudar-nos a fazer as amêndoas”, refere a Marlene, responsável pelo departamento de Marketing da empresa Cefonery (empresa criada no âmbito do EMPRE).


Além d
as deliciosas amêndoas, os alunos também decoraram alguns ovos e, neste momento, os produtos já se encontram em comercialização na escola, pela Cefonery, Lda.

“Esta actividade levou o seu tempo e deu trabalho, mas até foi uma boa experiência”, refere a Assistente Cassandra. O Gerente da empresa, Fábio, partilha da mesma opinião, e, além de ter achado a actividade muito interessante, acredita que os produtos se vão vender rápido. Já o João, do departamento de Recursos Humanos, achou a actividade muito divertida e até gostava de a repetir.

Recorde-se que os alunos do 2º CEF, enquanto colaboradores da empresa Cefonery, foram (e são!) responsáveis por todas as tarefas desenvolvidas, nomeadamente: solicitação de orçamentos a fornecedores, encomenda e aquisição dos materiais, produção dos bens, definição dos preços, elaboração dos cartazes de divulgação dos produtos, atendimento dos clientes e preenchimento da documentação comercial.

A Cefonery aproveita para desejar uma boa Páscoa a todos os seus clientes e fornecedores e informa que, no terceiro período, estará de volta com mais novidades! Entretanto, durante as férias, os contactos com a empresa podem continuar a ser feitos através do e-mail cefonery@hotmail.com.

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Olimpíadas da Química Júnior 2011


Pelo sétimo ano consecutivo a Escola Básica Nery Capucho esteve representada nas Olimpíadas da Química Júnior 2011, que decorreu no dia 2 de Abril no Departamento de Química da Universidade de Coimbra.

E, pela terceira vez, uma equipa da Escola Nery Capucho arrebatou o 3º lugar numa prova com cada vez mais escolas participantes – cerca de 48 da zona Centro

.

A equipa constituída pelos alunos do 9º C, Adriana Nobre, Joana Santos e Manuel Santos, denominada “Isótopos” demonstrou imenso empenho e brio, e conseguiu, com todo o mérito, um lugar no pódio.

Fizeram-se representar duas equipas de 3 alunos (“Isótopos – Adriana Nobre, Joana Santos e Manuel Santos” e “kimikusradioativus” – Ana Oliveira, André Vital e Tatiana Ferreira) do 9º ano, turmas A e B, acompanhadas do professor de Físico-Química, António Almeida, e, sempre com a colaboração da Junta de Freguesia da Marinha Grande, na cedência de transporte.

Neste ano de 2011, que foi considerado pela ONU o “Ano Internacional da Química” , nada melhor que este prémio e saber que na Marinha Grande há muita motivação para o estudo desta ciência.

Análises Físico-Químicas das águas do Rio Lis

No passado dia 31 de Março os alunos de 8º ano da Escola Nery Capucho, no âmbito dos conteúdos de Ciências Físico-Químicas, deslocaram-se desde a foz até à nascente do Rio Lis, para analisar o estado das águas desse rio. São analisados alguns parâmetros de interesse: a concentração em nitratos, em nitritos, fosfatos, amónia, o pH e a dureza. Também se verifica a temperatura e a turvação da água.


Os alunos, com a ajuda de um guião e dos professores procedem às análises com um kit apropriado, registando as concentrações lidas, no final de cada experiência. Todas as turmas procederam a estas experiências, cada uma numa diferente paragem ao longo do rio. A primeira paragem foi na Foz, na praia de Vieira de Leiria, (8ºA realizou as análises), a segunda foi na zona de Amor (8ºB) seguindo-se o 8º C em Leiria e a última paragem na localidade de Fontes, Cortes, nascente (8ºD).

Em Leiria, depois do almoço e sob uma temperatura ambiente anormal para a época (30ºC) visitaram a ETAR de Olhalvas. Na nascente, com algum espanto ...não havia pinga de água. Tivemos de andar uns metros para ver "surgir" a água do rio.
Os alunos irão posteriormente elaborar os respectivos relatórios e conclusões relativas a esta visita e às águas do rio.

6ª Etapa do Triátlo de Matemática (resultados)

TRIÁTLO DE MATEMÁTICA

Cálculo Mental, Cálculo Escrito, Desafios

15 melhores classificações no final da 6ª etapa




Ano

Turma

N.º

Nome

TOTAL

8

A

14

Marta Simões

475

8

A

3

Cristiana Gomes

445

8

A

13

Marin Grabovschi

435

9

A

20

Miguel Pires

426

7

D

23

Ricardo Machado

415

8

A

5

Francisco Ferreira

410

9

B

2

Ana Saraiva

410

7

D

10

David Santos

406

7

D

12

Diogo Alexandre

388

9

C

15

Manuel Santos

388

7

B

19

Miguel Esperança

379

8

C

17

Lucas Rodrigues

378

8

A

9

Inês Guerreiro

376

9

A

9

Bruno Reis

374

9

C

1

Adriana Nobre

374